Home/Turismo e Cultura/Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel

Uma Viagem pela História

A Câmara Municipal de Pinhel decidiu valorizar o castelo criando o Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel, um projeto que visa potenciar a cultura e a identidade local, assim como requalificar o espaço público. Classificado como Monumento Nacional é um Centro Interpretativo atrativo e culturalmente ativo através de soluções interativas e inclusivas.

A EDIGMA orgulha-se de ser parte ativa, sendo responsável pelo desenvolvimento, coordenação e implementação de todo o projeto cultural. A exposição distribui-se pelas duas torres do castelo, para uma experiência de visita plena e imersiva, onde a EDIGMA intercedeu desde a conceção da ideia até ao design, gestão e implementação de todo o projeto.

Sector
Turismo e Cultura

Cliente
Câmara Municipal de Pinhel

Localização
Guarda

Ano
2021

Sector
Turismo e Cultura

Cliente
Câmara Municipal de Pinhel

Localização
Guarda

Ano
2021

Sector
Museum

Client
Portuguese Bank

Location
Lisbon

Year
2021

A câmara Municipal de Pinhel decidiu valorizar o seu castelo criando o Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel, um projeto com o objetivo de potenciar a cultura e identidade local, assim como requalificar o espaço público. Classificado como Monumento Nacional é um Centro Interpretativo atrativo e culturalmente ativo através de soluções interativas e inclusivas.

A EDIGMA orgulha-se por fazer parte deste projeto cultural, onde contribuiu para melhorar as visitas e proporcionar novas experiências, assim como promover o conhecimento e a identidade local. A exposição distribui-se pelas duas torres do castelo, para uma experiência de visita plena e imersiva, onde a EDIGMA intercedeu desde a conceção da ideia até ao design, gestão e implementação de todo o projeto.

Cenografia

As duas torres do Centro Interpretativo encontram-se repletas de painéis com um design apelativo, destinados a contar as várias histórias e informações do Centro. Na entrada o visitante tem a oportunidade de verificar as informações da exposição em ambas as torres, com o propósito de interligar a exposição entre as torres.

Mural com réplica 3D

O Mural 3D é uma das primeiras interações do visitante com a história da exposição, com uma representação do que era a vida no castelo. O objetivo é simplificar exposição de uma forma mais dinâmica expressiva, para que cative e informe o visitante.

Mesa Interativa

A mesa interativa apresenta uma linha temporal, que permite criar envolvimento entre o visitante , a história do Castelo e os vários pontos históricos de Pinhel.

Projeção

Existem duas projeções na exposição. Uma delas, situada na primeira torre, é composta por uma serie de animações que contam a história e o contributo de Pinhel na Batalha de Aljubarrota, assim como a lenda do Falcão. A segunda projeção, composta também com uma serie de animações encontra-se na segunda torre, com conteúdo representativo da construção do Castelo.

Óculos VR

De uma forma mais imersiva, a Edigma incluiu na exposição óculos de realidade virtual. Estes óculos VR permitem ao visitante perceber como era subir de piso para piso, assim como visualizar como era a estrutura das torres.

APP 3D

A aplicação desenvolvida permite ter informação sobre as duas torres, acerca dos diversos pontos da história do Centro Interpretativo, assim como aceder às histórias projetadas. Agora o visitante tem disponível na sua mão toda a exposição sem que falte nenhuma informação sobre a mesma.